top of page

Tráfico de animais silvestres - importância da identificação genética


Você sabia que o tráfico de animais silvestres ocupa a TERCEIRA POSIÇÃO dentre as atividades ilícitas mais praticadas no planeta, perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas?

Este comércio ilegal movimenta cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo. O Brasil, devido a sua imensa biodiversidade, é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre.

A Genética Forense associada a Conservação Biológica auxilia no combate ao tráfico de animais silvestres. Clicando no link abaixo você terá acesso a mais informações na cartilha de autoria das doutoras Bianca Picado Gonçalves e Adriane Pinto Wasko, em um trabalho desenvolvido na UNESP de Botucatu, SP (http://www.ibb.unesp.br/Home/MuseuEscola/folder.pdf).

Referências:

Rodrigues RE, Oliveira, TCS, Leme SM. Tráfico de animais silvestres: aspectos jurídicos, influência no processo de extinção das espécies e suas consequências ecológicas (http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=4532&n_link=revista_artigos_leitura).

Gonçalves BP, GOMES ML, RUIZ-SILVA J, Wasko AP. Análise forense aplicada à conservação de espécies junto ao combate do tráfico ilegal de aves silvestres. III Congresso Brasileiro de Genética Forense, II Jornada Lationoamericana de Genética Forense, 10 a 13 de maio de 2011, PUCRS, Porto Alegre, RS


bottom of page