Cabine de PCR
🔸A etapa de amplificação do material genético exige inúmeras condutas técnicas, além dos protocolos específicos para cada aplicação, como por exemplo, realizar a mistura de reagentes dentro de uma Câmara Asséptica, que é também conhecida como ✔Cabine de PCR, Estação de Trabalho ou Capela de Luz UV. . 🔸A Cabine de PCR contém geralmente duas lâmpadas: uma de luz fluorescente branca, para iluminação da área interna de trabalho, e outra de Luz Ultravioleta (germicida), para descontaminação.
.
🔸 A estação de trabalho para PCR mostrada na foto é um modelo simples, construído em polipropileno, com barreira frontal de acrílico 5mm, sem fluxo laminar (sem filtro HEPA). As lâmpadas UV no interior das cabines de PCR geralmente possuem potência nominal de 15W e emitem radiação ultravioleta (UV-C) de 253,7 nm (nanômetros). Tal radiação é prejudicial à pele e aos olhos, devendo-se evitar o contato direto quando a lâmpada estiver ligada. 💡 . 🔸No interior da cabine devem estar todos os materiais necessários que serão utilizados na mistura de regentes da PCR: ✔pipetas, ponteiras, ✔tubos cônicos com tampa (tubo Eppendorf), ✔estantes, descarte, ✔caneta permanente.
.
🚨E um ponto muito importante é que todos esses materiais não devem sair da cabine, não devem ser compartilhados com outros locais e bancadas do laboratório, a fim de evitar contaminação externa e/ou contaminação cruzada com DNA.
⚬A cabine de PCR é um ambiente limpo, estéril, livre de material genético, o que garante a qualidade dos reagentes na etapa de amplificação e a confiabilidade nos resultados.