Banco de DNA de rinocerontes na luta contra o crime
📝Em janeiro de 2018 foi publicado o artigo “Robust forensic matching of confiscated horns to individual poached African rhinoceros” na revista Current Biology, onde os autores Cindy Harper e colaboradores apresentam a Base de Dados RhODIS®, o Banco de DNA de Rinocerontes africanos (Diceros bicornis e Ceratotherium simum), com a finalidade de conservação das espécies ameaçadas de extinção e combate à caça ilegal que fomenta o tráfico de chifres de rinocerontes. .
🔬A iniciativa para a criação da base de dados RhODIS® (Rhino DNA Index System) foi do Laboratório de Genética Veterinária da Universidade de Pretória, na África do Sul. Até o momento, há mais de 15 mil rinocerontes incluídos na base de dados RhODIS e mais de 5.800 casos criminais envolvendo rinocerontes já foram analisados com o uso desta ferramenta. .
🔎Amostras de evidências como trompa, tecido, manchas de sangue e outros tipos de materiais confiscados são comparados a materiais de carcaça encontradas em cenas de crimes. O aumento significativo da matança ilegal de rinocerontes africanos e o envolvimento de organizações criminosas transnacionais no tráfico de chifres encontrou um aumento nos esforços de aplicação da lei para apreender, processar e sentenciar com êxito traficantes e caçadores furtivos com o objetivo de reduzir a caça ilegal destes animais. .
Referências: http://rhodis.co.za/ http://www.researchmatters.up.ac.za/researcher-projects/…/31 http://www.cell.com/current-…/fulltext/S0960-9822(17)31450-1 http://revistapesquisa.fapesp.br/…/dna-de-rinoceronte-leva…/ Meet RhODIS, a technology connecting poachers to their crime. http://www.wildcard.co.za/meet-rhodis-technology-connectin…/ . . #geneticaforense #veterinaria #medicinaveterinarialegal#periciaveterinaria #dnaforense #pericia #caçailegal #rinocerontes